Os 4 tipos de colaboradores que existem em uma empresa.

Escolher bem qual você quer para sua empresa é determinante.

Os 4 tipos de colaboradores são:

 

  1. BANDO – Ninguém é comprometido com ninguém e muito menos com a empresa. Roubam a empresa, falam mal, enganam e fingem trabalhar, mas na realidade não estão nem ai para o que fazem profissionalmente e não tem perspectiva nenhum de crescimento. Último a chegar , mas quer ser sempre o primeiro a sair.

 

  1. GRUPO – Não roubam, nem falam mal, mas também não possuem nenhum tipo de ambição pra vida profissional que tem. Pensam apenas em seu desempenho pessoal, nada coletivo. Tanto faz fazer seu trabalho bem ou mal feito, tô aqui por que não achei nada melhor. Não se preocupa com a empresa. Chega na hora, mas não conte com ela pra dar mais do que já dá.

 

  1. EQUIPE - Tem objetivos em comum já, mas ainda trabalham individualmente. Chega na hora, mas faz hora extra apenas se valer muito a pena. Seus interesses ainda estão acima da empresa como funcionário. Precisam de um líder sempre cobrando suas responsabilidades. Até bate suas metas de vez em quando.

 

  1. TIME – Este é o sonho ideal. Comprometidos com objetivos da empresa alinhados com seus objetivos. Trabalha em equipe de forma colaborativa visando sempre o bem comum e os resultados a serem alcançados. Se cobram entre si, pois estão alinhados e o chefe apenas orienta e aplaude. Batem metas e muitas vezes as superam. Pensam e agem de forma coletiva.

 

Logicamente que qualquer empreendedor quer um time para sua empresa, mas acontece que esta cultura, assim como tantas outras dentro de uma empresa, devem partir de cima para baixo. Presidência e diretoria devem ter o mesmo relacionamento colaborativo antes de querer cobrar de seus colaboradores ações compatíveis com as de um time.

Implantar algo assim não é tão difícil quanto mudar a cultura do que já está errado.

Uma vez escutei de um amigo empreendedor muito bem sucedido: Cultura errada só se conserta com demissão do que está torto.

Passei muitos anos da minha vida contradizendo isso, por sempre acreditar nas mudanças das pessoas como seres humanos. Sou prova viva disso na minha carreira. Mas acontece que são raras as pessoas que desejam crescer e mudar sua forma de pensar, sentir e agir, pois isso obriga a cada uma delas a sair de sua zona de conforto.

E sair da zona de conforto é bastante difícil. Tanto que irei escrever o próximo texto sobre ela.

Mas uma empresa tem a obrigação de: 1º - ter um objetivo, missão, visão e valores bem definidos pra si e para os colaboradores e, 2º - fazer com que os funcionários incorporem estes objetivos e saibam também pra qual direção estão seguindo. Quando esta direção é a mesma entre empresa e colaboradores: Bingo!! Você acertou! Vai colher os resultados muito brevemente!

Pense nisso e bora crescer!

Araken Perez é jornalista, coach de produtividade e resultados, analista corporal, palestrante motivacional. Pós graduado em Marketing, negócios e comunicação, atualmente fazendo pós em psicanálise. Consultor empresarial com foco em mudanças comportamentais e ajustes de processos.  Esteve por 19 anos na área comercial, criando equipes de vendas e ajustando processos.  Trabalha com desenvolvimento humano e acredita que o ser humano sempre pode mudar, desde que tenha reais convicções e propósitos firmes.

 

Contato: 

WhatsApp: 11 973772144

Ações Target