Empresa competitiva ou empresa colaborativa?

Qual destas duas formas você acredita ser melhor para crescer no mercado?

A resposta parece ser simples, mas não é.

Logicamente toda empresa tem que pensar na concorrência e na competitividade que o mercado imprimi de forma forte, ampla e natural. Mas uma empresa deve, antes de reclamar desta competitividade, estar ciente se está fazendo o dever de casa direitinho.

Em algumas passagens como consultor em algumas empresas percebi que sempre a reclamação era generalizada quando os resultados não eram os esperados, porém isso vinha sempre na direção de achar culpados pelos fatos e quase nunca na intenção de assumir a responsabilidade pelo que foi feito e corrigir processos.

E todos os meus treinamentos buscam, antes de qualquer coisa, encontrar comportamentos infantilizados neste sentido. Sim, infantis mesmo, este é o termo. Adultos assumem suas responsabilidades e crianças (ou adultos com comportamentos infantis) delegam culpa a alguém ou a algum fator externo.

Trabalhar isso dentro das empresas tem sido uma busca insistente da minha parte. E, acreditem, tem causado algumas reflexões profundas para quem se conscientiza do problema.

Voltando a questão do título, a empresa deve ser muito competitiva para o mercado, mas internamente buscar a união colaborativa entre seus stakeholders, seus colaboradores.

O ganho de uma empresa que trabalha de forma colaborativa em união para um mesmo objetivo é gigante.

A prática canibalista do funcionário querer crescer a qualquer preço, vem causando grandes estragos dentro de algumas empresas. Colaboradores muito mais preocupados com o EU do que com o NÓS. Fazendo qualquer tipo de coisa para alcançar uma promoção e isso inclui, mentir, denegrir imagens de outros, difamar, a famosa “puxada de tapete”, se apropriar de conteúdo intelectual que não criou, entre outras artimanhas, que acabam sempre sendo prejudicial a própria empresa.

Departamentos que não se falam dentro da empresa, preocupados apenas com as funções que exercem sem perceber que se o todo não estiver em equilíbrio as chances de crescimento diminuem muito.

:Vou dar um exemplo comparativo : Um avião pensado como empresa: de que adianta termos um excelente serviço de bordo, um conforto excepcional, um piloto experiente e muitos passageiros bons, se o pessoal da engenharia que cuida da manutenção do motor não estiver fazendo sua parte bem?

Exatamente! Ele vai cair.

Aí entra a diferença entre eficiência e eficácia. Eficiência é fazer muito bem alguma coisa. Eficácia é fazer muito bem algo para que os resultados esperados sendo alcançados.

Quem não se lembra de Brasil 1 x Alemanha 7 na copa do mundo de 2014?

O Brasil foi mais eficiente: Chutou mais, passou mais, posse de bola maior, porém a Alemanha foi MUITO mais eficaz. Fez o que tinha que fazer! Na hora certa, visando o objetivo traçado e com a colaboração do time inteiro, fez o que fez.

Então resumindo, a empresa que opta pela forma colaborativa entre seus funcionários, tende a ser bem mais eficaz do que a que se preocupa com a competição interna para crescer.

O ideal é ter um time unido e colaborativo competindo com os concorrentes e não entre si.

Caso ainda não olhe pra isso você pode estar até tocando bem a bola, mas vai tomar muitos gols contra no placar da prosperidade.

Bora Crescer!

Araken Perez

 

Araken Perez é jornalista, coach de produtividade e resultados, analista corporal, palestrante motivacional. Pós graduado em Marketing, negócios e comunicação, atualmente fazendo pós em psicanálise. Consultor empresarial com foco em mudanças comportamentais e ajustes de processos.  Esteve por 19 anos na área comercial, criando equipes de vendas e ajustando processos.  Trabalha com desenvolvimento humano e acredita que o ser humano sempre pode mudar, desde que tenha reais convicções e propósitos firmes.

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